sábado, 27 de agosto de 2011

Memórias da tua infância

Já fazia tempo que estava para te falar, depois, vem sempre qualquer coisa que me impedia de o fazer.
Acho por vezes que esta minha falta de tempo é um mero pretexto para não abordar nenhum assunto contigo!
Sabes tenho tido muitas saudades tuas que hoje decidi escrever! Sinto saudades em particular da menina de 4 anos que a pedido da tua mãe eu ia buscar ao colégio, de vez enquando, para passar o fim de tarde comigo.
Lembraste do que fazias quando chegávamos à minha casa?
Estas são talvez as memórias mais deliciosas que guardo de ti. De uma menina muito espertalhona, muito observadora, que me contava com um sorriso na cara o seu atarefado dia na escola, belos esses dias, muito belos...
Quando chegávamos a minha casa dava-te a escolher a caneca para beberes o leite. Também, só tinhas duas possibilidades, uma caneca branca com umas flores cor- de-rosa ou em alternativa uma caneca branca com o bordo em azul. Escolhias sempre a caneca branca com a risca azul. E, eu, sabendo, de antemão a resposta, não resistia e perguntava-te, todas a vezes que bebias leite, qual a caneca que querias, porque gostava de te ouvir a decidir.
Sabes o que eu não gostava na altura, mas, que agora pouco ou nada importa, era ver quando a tua mãe chegava para te ir buscar dar-te um "daqueles" ataques, onde começavas a pular em cima das minhas cadeiras brancas da cozinha novinhas em folha! O problema era que a tua singela brincadeira, interferia com a protecção que eu queria dar às coisas que eu tinha comprado com dificuldade para a minha casa. Agora passados tantos anos nada disso importa e guardo na minha memória para todo o sempre a imagem de uma linda menina no alto dos seus 4 anos, com um vestido rodado, com uma fita no cabelo a pular em cima das minhas cadeiras, a rir e a desafiar-me...
Se te recordares desses tempos, lembrar-te-ás que eu nunca te disse nada e tão pouco fiz queixa de ti à tua mãe. Até porque como saberás eu considero a tua mãe uma pessoa muito especial.
A tua mãe é daquelas pessoas que irradia serenidade por todos os poros. Tu terás as tuas "razões de queixa" para brigares tanto com ela mas garanto-te que tens uma sorte imensa em a teres como tua mãe.
Tu e o teu irmão são a razão de existir da tua mãe! Todas as opções que a tua mãe fez na vida foram a pensar no bem-estar das duas jóias mais preciosas para ela: tu e o teu irmão.
Isto tudo porque hoje é o dia do teu aniversário. Hoje completas a bonita idade de dezanove anos.  E, porque tenho conhecimento dos teus desejos para o futuro, aproveito a ocasião para te dizer para que não desistas da Escola! Muda de escola se necessário! Tu és uma adolescente que tem pouca experiência da vida. A minha experiência diz-me que o mundo do trabalho não é fácil, mas mais difícil se torna para quem não possui habilitações escolares.
Podes fazer o que quiseres com a tua vida, porque tens tantos e tantos anos pela frente, mas, como pessoa que te quer bem, peço-te para que não desperdices as tuas energias com teimosias. És demasiado inteligente para não encontrar um caminho que te ajude a ultrapassar este momento em que nada parece dar certo.
Impõem objectivos para ti própria. Impõe metas e percorre um ou vários caminhos (às vezes penosos) mas faz tudo para não desistir e para conseguir chegar à meta. Volta a encontrar o teu imenso potencial! Estás a tempo de tudo.
Conheci a tua mãe na escola, eu tinha 21 anos e, só por a ter conhecido, já valia a pena ter ido estudar…agora, imagina, a minha sorte, passados tantos anos ainda somos grandes amigas!
Acredita eu também ficarei muito feliz se souber que tu estás bem!
Despeço-me com um beijo do tamanho do Mundo para a minha querida menina que no presente está a ficar uma linda mulher!


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pai

Preciso de ti
As minhas preces viajam para longe
A distância não pode impedir
Que cuides de mim
Falo contigo
Procuro em silêncio
Receber instruções
Preciso de um abraço
Que me protejas
Por isso chamo por ti
Quero que me indiques o caminho
Preciso das tuas palavras
Desce das estrelas e fala comigo