quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sombras na memória

Acho que em toda a minha existência fui melancólica, embora em certos momentos da vida, eu parecesse exactamente o contrário. Estou a entrar numa faixa etária em que sinto por vezes alguma dificuldade em ultrapassar as vicissitudes do dia-a-dia. Durante muito tempo temi chegar a esta idade.
Foi com esta mesma idade que o meu querido pai se fechou para ele e para o mundo. Acho que o meu pai colocou um ponto final à sua vida, desistindo dela, não conseguindo aguentar a pressão que o rodeava e considerar que o chão lhe fugia dos pés. A doença aos poucos foi-se apoderando do seu corpo e da sua alma. Ele foi baixando a guarda e deixou de lutar… Esteve muito, muito tempo doente, sem nunca sair da cama. No inicio da sua doença tudo foi muito complicado para nós. No entanto, aos poucos a Providência encarregou-se da minha família. Muito paulatinamente foram-se encontrando caminhos, que nos haveriam de  ajudar a ultrapassar e a superar alguns dos obstáculos: angustias, desilusões, incompreensões, irracionalidades. Não posso, também, esquecer que houve momentos regados com uma mescla de amor, de esperança, de felicidade, de dever cumprido, solidariedade, caridade…
Acho, sem ter bem a certeza, que escrever a minha história poderá fazer-me bem. Neste ensaio vou articulando umas quantas palavras que aos poucos vou juntando e que originam frases.  Apetece-me apelidar a minha escrita como algo que resulta do infortúnio. Há uns anos atrás eu já tinha feito uma tentativa neste sentido, mas o computador que tinha em casa na altura avariou... Desconheço se algum dia irei recuperar as frases escritas naquele tempo. Por acaso, gostava de comparar a versão antiga, com esta, que é sua subsequente. Na altura, tal como agora, estaria, também, triste, possivelmente, revoltada com o rumo dos acontecimentos.  Este registo de frases, destina-se a exteriorizar muitas das memórias que me assolam a alma. Tento contrariar os pensamentos negativos, substituindo-os por outros positivos, mas, não devo empregar a energia suficiente, porque não me tenho saído bem. Foi com este estado de espírito que hoje decidi escrever e fazer uma auto-análise, com o intuito de me encontrar, com a vontade de vasculhar algumas das memórias guardadas e reviver os acontecimentos passados. Agora que termino de escrever acho que o exercício resultou, porque me sinto melhor comigo, como tivesse arrumado num lugar “especial” algumas das tormentas que me povoavam a mente...

4 comentários:

  1. Minha querida amiga, a vida, como para todos tem altos e baixos, tem oscilações e paragens, tem memórias e esquecimentos, mas acima de tudo tem algo que devemos conservar e preservar, a nossa coerência e a nossa vontade de que não passamos por aqui em vão. Tenho, e terei também momentos como o teu, mas acima de tudo SONHO SEMPRE QUE UM DIA HEI-DE FAZER ALGO DE IMPORTANTE, e isso deixa-me viver em paz e com garra, porque senão, vegetava nesta sociedade podre, hostil, desonesta e desumana, mas que fazemos nós cá? E isso anima-me!!!

    José Alexandre Barata

    ResponderEliminar
  2. Meu querido amigo, a sensibilidade das tuas palavras emocionaram-me. Acompanho com interesse as tuas publicações e as tuas reflexões, assim, é com duplo apreço que te agradeço. Muita boa sorte para ti e para os teus!

    ResponderEliminar
  3. Bonito Texto:) Gostei muito do seu cantinho

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo seu comentário! Venha visitar-me sempre que queira :) Marie Myriam

    ResponderEliminar