terça-feira, 24 de abril de 2012

25 de Abril, Sempre!

Eu era uma criança de pouca idade, mas tive o privilégio de assistir ao 25 de Abril de 1974! Não me recordo de ver os militares nas ruas, retive na memória, as palavras da minha mãe, para que nesse dia “eu não fosse para a rua brincar”.
Não sei em que período do dia estava, se era manhã ou de tarde. Recordo que as pessoas não sabiam muito bem o que pensar do dia seguinte, pois, no ar  havia um clima de incerteza.
Portugal em Abril de 1974 era um país subdesenvolvido, cujas populações (ainda) não sabiam, mas, estavam a dizer adeus a um regime ditatorial, que governou o país durante quase cinquenta anos, Ditadura Nacional (1926-1933) e o Estado Novo de Salazar e Marcello Caetano (1933-1974). A canção " E depois do Adeus" vencedora do Festival RTP da Canção de 74, (interpretada por Paulo Carvalho) foi a primeira senha à revolução de 25 de Abril de 1974, para que os bravos militares saíssem dos quarteis e dessem  início às operações.
Com o avançar da idade, fui-me, consciencializando, do preciosíssimo legado deixado pelos capitães de Abril, dos militares em geral e de muitos homens e mulheres, que lutaram na clandestinidade contra a ditadura para que no presente, todos os portugueses possam viver em liberdade!
Amanhã, 25/04/2012, comemoram-se 38 anos, desde o dia em que se abriram horizontes de esperança aos portugueses para um futuro melhor! E, o sonho tem que continuar...

 Agora e Sempre, Viva o 25 de Abril! VIVA PORTUGAL!

1 comentário: