quarta-feira, 22 de junho de 2011

No mês de Saramago


Entretanto, já se passaram dois anos desde a tua partida Simão e, continuas a deixar saudade! Coincidência ou não o mês de Junho para a minha família, passou a ser o mês das despedidas, do triste até já.  Partiste no dia 22 de Junho, aos 84 anos, um mês antes de completares a bonita idade de 85 anos.
Estavas doente. O teu corpo já não acompanhava o ritmo frenético da vida que ainda querias viver. Serás sempre lembrado como um homem com uma vontade de viver inabalável.
Lembro-me dos  ínfimos detalhes das nossas conversas e das frases que proferias perante os acontecimentos. Eras um homem de génio e ao mesmo tempo de uma grande generosidade. Lembro-me em particular do teu sorriso trocista, tinhas um sentido de humor muito peculiar. Devido às tuas características pessoais não admira que te tenhamos adoptado como um familiar muito chegado. Também, consideravas a todos nós, como membros da tua família. Durante anos a fio partilhamos em conjunto os momentos de alegria e de infortúnio. Valeram todos os momentos, sejam eles, bons ou maus, porque estivemos juntos e estreitámos os nossos laços. 
Ao início da tarde do dia 22 de Junho de 2009, recebemos a notícia do hospital que havias partido. Foi uma noticia triste, embora esperada... Sabes, tal, como há dois anos atrás, hoje a temperatura do ar manteve-se quente durante quase todo o dia e ao anoitecer soprou a mesma brisa fresca, como se o ritmo dos dias se mantivesse inalterável, mesmo com o passar do tempo. Sabemos, que a mutação existe e, apenas a cadência das estações do ano, persiste em seguir os meus ciclos. Voltei a chorar de saudade. Embora, continue a dialogar contigo em silêncio. Tenho me esforçado por interpretar as tuas mensagens de esperança porque lá me vou aguentado perante alguns momentos adversos.
Na dimensão de onde te encontras, juntamente, com o meu querido pai, continuarás  a missão de  iluminar as nossas vidas, mostrando-nos caminhos mais adiante. Sabes  eu e a minha irmã, no último fim de semana, dia 18,  lembramo-nos muito de ti. Passou na televisão  um documentário sobre a vida e obra de José de Saramago. José e Pilar é o nome do filme que retratou o dia-a-dia entre o escritor e a mulher, penso que pouco tempo antes do escritor falecer. O José Saramago escritor partiu há um ano. Quer eu quer a minha irmã  que tanto acarinhaste ao longo da vida, comentamos as tuas parecenças físicas e  até estéticas com ele. Desconheço se todos os homens a partir dos oitenta anos ficam parecidos, mas o facto é que tu e Saramago, até o modelo de óculos partilhavam. Ora, sendo, tu, juntamente, com o meu pai,  duas pessoas importantes para nós, decidimos  que seriam lembrados como duas preciosidade que haviam decidido partir no mês de Saramago.  A vossa partida passou a ser  também uma  efeméride. A vossa lembrança, essa,  acompanhar-nos-á  no decorrer das nossas vidas, viva nos nossos corações…


Homenagem com eterna saudade a Simão Leal Figueiras

Sem comentários:

Enviar um comentário