domingo, 5 de junho de 2011

O melhor de Portugal: o povo português!


Povo de imensa bravura, desde cedo procurou o seu lugar no mundo.
Perante as dificuldades, perspectivou soluções, delineou as estratégias para ultrapassar os obstáculos do caminho.
Somos um POVO que se pode orgulhar de Ilustres figuras que ao longo dos tempos deixaram a sua marca de distinção, de coragem, tenacidade e de sacrifício na História de uma grande Nação que se chama Portugal !
No presente,  tal como no passado, cujas memórias dos nossos antepassados devemos preservar, devemos estar conscientes que para colher o sucesso, há que semear a esperança e não deixar para amanhã o que hoje se pode fazer!
Nobre POVO exorta a tua História que já conta novecentos anos e grita bem alto o orgulho de ser português!
Para aqueles, os mais incautos e sem necessidade de grande pesquisa historiográfica, pois é com facilidade que se enumeram  as muitas conquistas deste nobre POVO, que desde 1143 se expandiu a partir de  um punhado de terra – denominado, de Condado Portucalense.
A partir de Guimarães, Berço de uma Nação, haveria de se fazer, El Rei D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal!
De conquista em conquista, desde 1143 se construiu um país, que teve seus limites territoriais definidos em 1249, tal como ainda hoje se conhecem.
Relembre-se o século XV, a Epopeia dos Descobrimentos, onde a necessidade aguçou o engenho e a partir de Sagres,  fizeram-se bravos homens  ao mar.
No século XV foram os portugueses que deram novos mundos ao mundo! Todo o século XIX, onde o desejo imperialista de Napoleão, colocou à prova, a nossa resistência... 1807-1808, 1809 e 1810-1811, os portugueses travaram, uma a uma, as pretensões de ocupação, das “invasões francesas”.
Este nobre POVO não só dobrou o Cabo da Boa Esperança em 1434 como cinco séculos volvidos, continuará a dobrar todos os Adamastores, que encontrar pela frente, chamem-se eles, agora, Troika, FMI ou União Europeia !
Como Nação iremo-nos reerguer e lutar todas as vezes, as necessárias, os portugueses não se entregam facilmente!
Ao longo dos séculos são muitos os exemplos de um  POVO, que procurou saída para as crises  porque isso faz parte da sua herança genética!  Do alemão volksgeist, que numa só palavra preconiza, a multiplicidade de palavras de um léxico  rico como o nosso, ao traduzir pelo “Espírito de uma Nação”  as maneiras de agir,  sentir e de pensar e que caracterizam  um povo, uma Nação  – o imenso orgulho de ser Português!
Agora e sempre – VIVA PORTUGAL!
Torre de Belém - Lisboa 

1 comentário: