terça-feira, 9 de outubro de 2012

Ao pôr-do-sol



Daqui a 20 anos vejo-me sentada contigo a partilhar as nossas memórias. Estaremos, juntos lado a lado,  num areal de praia,  num  final de tarde, contemplando a beleza da paisagem que nos rodeia. O sol, tal, como nós, começará, lentamente, a desaparecer no horizonte. A nossa conversa desenrolar-se-á com facilidade, ao ponto, dos temas, quase se atropelarem, uns nos outros. Sorrirás para mim e, eu, retribuir-te-ei, de imediato, o sorriso. As nossas mãos, já gastas pelo tempo, estarão juntas. Falaremos das viagens que fizemos ao longo da vida. Descreveremos, os pormenores dos lugares, das pessoas, das coisas que nos tocaram. Dir-me-ás que em certos momentos, quando a saudade apertou, conseguiste-me encontrar na beleza das flores, nos cheiros da natureza ou no amanhecer ou no pôr do sol. Outras vezes, pegaste nas minhas palavras que te confortaram no silêncio das noites. Falaremos dos sonhos perdidos e daqueles que realizámos. O mundo à nossa volta, esse, deixará de nos interessar, seremos, absorvidos, pelo momento. Perguntar-nos-emos, porque a vida tomou determinado rumo, quando podia ter tomado outro diferente. Responderemos, a todas as interrogações, com o desapego de alguém que nada tem a esconder. Lembraremos, conversas antigas, deixadas a meio, que recomeçam, como, se os anos, não, tivessem, passado. A experiência de vida, essa, fará com que aproveitemos, sofregamente, todos, os segundos. Ainda, teremos, forças, para fazer planos futuros, os nossos próximos 20 anos. Diremos que serão os derradeiros e que teremos que aproveitar tudo muito bem. Nesse, momento, aninhar-me-ei em ti, e tu,  ternamente, tentarás me proteger. Ouvir-me-ás dizer que não receio a partida e, se porventura, viajar antes de ti, quando chegares estarei à tua espera para continuar o diálogo.  Quando já estivermos cansados de tanto falar, ficaremos, juntos, na quietude do lugar, disfrutando a presença um do outro e, possivelmente, o melhor momento, das nossas vidas …

Sem comentários:

Enviar um comentário