sábado, 1 de dezembro de 2012

Por favor, ajudem a alimentar as crianças em Portugal!


Estamos a entrar na época natalícia. As pessoas parecem gostar do mês de Dezembro, pelo facto do final do ano estar a chegar e, porque nesta época, também, se consagra a festa do Nascimento de Jesus para o mundo Cristão. Também, gosto, muito do Natal e de toda a simbologia que a festividade incorpora, presentes, reuniões de famílias e de amigos. Sempre gostei de comemorar os dias sobre qualquer coisa! Porque nos dias das comemorações, acontecem coisas extraordinárias, se for o dia da árvore, plantam-se arvores, se for o dia da mãe ou do pai, os pais são colocados em evidência, mesmo aqueles que já partiram para outras paragens. Existe, no entanto, na minha opinião, uma comemoração, que não está ser,  devidamente, acarinhada, aquela que respeita às crianças do meu país! No dia 1 dia de Junho, em Portugal é o dia consagrado à Criança. Penso que existirá um consenso alargado nas sociedades, quando  se afirma que o melhor que existe  no  mundo, está representado nas crianças. Mas, não basta haver um dia para distinguir as crianças, porque uma criança necessita no seu dia-a-dia, de amor para ser feliz, precisa de alimentação para não ficar doente, precisa de educação para no futuro se tornar um adulto responsável. Nesta manhã de sábado, dia 1 de Dezembro de 2012, estou com o meu pensamento focalizado nas crianças. E, estou com o meu pensamento nas crianças porque na semana passada, escutei a comunicação social, que denunciava publicamente, que  atualmente, em Portugal, existem crianças com  fome! Há relatos dramáticos sobre crianças que entram nas urgências do Hospital de Santa Maria em Lisboa, em estado de fraqueza e doentes, devido ao facto de terem fome! Parte-se-me o coração e a alma, ao saber que existem muitas famílias em Lisboa e em outras localidades do país, que não conseguem alimentar os seus filhos, devido há situação de desemprego! A sociedade portuguesa tem que reagir em uníssono face a este flagelo, que atinge as nossas crianças. As crianças portuguesas não podem morrer de fome! A sociedade portuguesa tem que reunir esforços, gritar junto das autoridades competentes e, exigir um esforço concertado das políticas sociais, para acabarem com a fome junto da população. Os relatos dos profissionais de saúde do Hospital Universitário de Santa Maria, em Lisboa, têm que servir para consciencializar os demais cidadãos em Portugal. Há falta de comida, há falta de dinheiro para comprar medicamentos. Os governantes do meu país estão a destruir a nossa sociedade! Não me estou a referir apenas aos atuais governantes, estou a referir-me a todos aqueles que tiveram responsabilidades politicas desde o 25 de Abril de 1974! Faço um apelo, a todos os cidadãos de Portugal, para ajudarem nas ações de voluntariado e, no que puderem doar em géneros alimentares às Associações, que durante este mês estarão nas superfícies comerciais ou em outros pontos de recolha.  As várias Associações de Solidariedade  que existem em Portugal   conhecem   profundamente as necessidades e carências da nossa população. Estas Associações, precisam   recolher alimentos, para depois,  poderem distribuir,  pelos mais carenciados. Neste primeiro dia de Dezembro de 2012, infelizmente, não terei ânimo como de costume, para reunir os meus filhos, para em conjunto enfeitarmos a Árvore de Natal. Não consigo parar de pensar naquelas famílias que no presente, quererão dar de comer aos seus filhos e, não saberão como fazer para os alimentar. Considero que o significado  do Natal   não  poderá ficar circunscrito  ao  mês de  Dezembro! O significado de partilha do Natal  deverá  ser colocado em prática todos os dias!  Naquilo, que estiver ao meu alcance, pessoalmente, tudo   farei, para combater o flagelo da fome entre os meus conterrâneos e, principalmente, entre as crianças do meu país! Por favor, ajudem a alimentar as crianças em Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário