sábado, 31 de dezembro de 2011

Acontecimento de 2011: Os Heróis de Fukushima


É costume em final de cada ano fazerem-se os balanços dos sucessos e insucessos nos mais diversos níveis da história da nossa pegada pelo mundo.

O ano que agora finda, pessoalmente, não me deixará saudades.

No entanto, prefiro terminar o ano destacando um acontecimento que remete a Humanidade para os mais altos valores da sua condição.

Para mim o acontecimento que destaco em 2011 fala de pessoas anónimas, algo que resultou de uma resposta à calamidade que assolou um país, que dista a muitos quilómetros do meu.
Refiro-me aos Heróis da Central Nuclear de Fukushima no Japão.

No dia 11 de Março de 2011, sexta-feira, o Japão foi assolado por um forte terremoto de magnitude 8,9 graus na escala de Reitcher que atingiu em particular a costa nordeste do referido país.

O abalo foi seguido de tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) que devastou cidades, arrastando prédios, casas, carros e navios, ceifando todas as vidas que encontrou pela frente.

As imagens são demasiado fortes,  torna-se indescritivel de relatar por palavras um cenário de calamidade tão devastador, tão desolador, perante a impotência humana face à grandiosidade da destruição …

Porque vivemos na era da globalização, da informação em direto, a cobertura televisiva  levou as imagens e os relatos possiveis dos sobreviventes a todo o globo.

Fica uma vez  mais patente o poder da Natureza contra a pequenez humana que muito pouco faz do que está ao seu alcance para proteger o seu habitat natural: a Terra, a casa de todos nós.

Como referi no inicio, tenho a obrigação de destacar um punhado de pessoas anónimas que trabalhavam na Central Nuclear de Fukushima.

Refiram-se pessoas altamente qualificadas, que no momento em que perceberam que os reatores da Central Nuclear estavam em risco de derreter, deram as suas vidas na esperança de minimizarem os efeitos de uma tragédia que já por si era enorme.
  
Pouco ou nada sabemos das vidas particulares dos Heróis da Central Nuclear de Fukushima, tratavam-se de engenheiros, técnicos, outros trabalhadores que se submeteram a elevadas  taxas de radiações,  com o intuito de travarem males maiores, para o Japão, mas, também, para o Mundo.
No entanto, não persistam dúvidas que a Natureza devolverá sempre todos os males que a Humanidade lhe conferir, quer sejam através das emissões de gases poluentes ou seja em nome de qualquer  avanço tecnológico.

Mas o Homem também é capaz de feitos notáveis. Num momento de catástrofe como o foi o Terramoto de Março de 2011 no Japão, dentro de uma Central Nuclear, elevaram-se  altos valores de solidariedade,  que apenas são detidos por pessoas muito especiais, digo mesmo singulares!

Os  Heróis da Central Nuclear de Fukushima, concentraram a sua inteligência para  atenuarem os efeitos muitíssimos nefastos que seria o rebentamento das turbinas da central nuclear, caso não as conseguissem arrefecer.

Num momento de decisão crucial que  para muitos seria fugir… os Heróis de Fukushima sacrificaram a própria vida pela vida de outros humanos, padecendo as terríveis consequências por tal genialidade!

Como portuguesa e europeia, presto-lhes a minha mais sincera homenagem, dizendo-lhes:  OBRIGADA pela coragem demonstrada!

Arigato (有難う)  Heróis de Fukushima!
Hoje dia 31 de Dezembro de 2011 elevo as minhas preces para todos aqueles que já não se encontram entre nós e muito em particular para os Heróis  anónimos de Fukushima!

Devido à sua bravura permitiram-me hoje escrever esta história fazendo-me acreditar que a Humanidade (ainda) tem a oportunidade de encontrar um caminho para os povos de todas as nações continuarem a viver no melhor planeta da Via Láctea: o nosso, o planeta Terra!


Sem comentários:

Enviar um comentário