sábado, 14 de abril de 2012

Estados d'alma

Esta manhã o tempo estava chuvoso, havia vento e o céu estava coberto de nuvens. Antes de ter começado a escrever dei um passeio pelo jardim. Gosto de observar as árvores, a relva, as flores, todo o conjunto dá-me uma sensação de calma interior. Junto de mim estava o Óscar, o meu fiel amigo de quatro patas que me acompanha para tudo o que é lado. Quando ainda era cachorro dei-lhe o nome de Óscar porque do conjunto das várias raças que possui, a raça cocker destaca-se, fazendo-me lembrar um distinto escritor inglês. Tem pêlo preto em grande parte do corpo, semelhante a uma espécie de smoking. No peito o pêlo branco, lembra uma camisa branca a condizer com a restante fatiota. Para não destoar na indumentária as patinhas pretas são matizadas de cor branca. Enquanto eu caminhava no jardim esta manhã, o Óscar saltitava ao meu lado, querendo atenção, mas o meu pensamento estava longe… Parei junto das buganvílias, deliciando-me com a sua cor, umas amarelas, outras cor-de-rosa, que no conjunto conferem ao jardim uma decoração muito aprazível. Acariciei os pequenos troncos, em jeito de  cumprimento. Desde que despontam e até que morrem as plantas e as árvores estão sempre paradas no mesmo sítio. As suas raízes estão enterradas no chão, enquanto, procuram, o céu em função da luz. Esperam no mesmo local pelo sol e pela chuva, passam de uma estação para outra, até ao dia em que deixam de viver. Podia-se pensar que nos humanos as coisas, também se passam um bocadinho assim, mas, não, ao contrário de outros seres vivos que estão totalmente, dependentes, dos ciclos da natureza, os humanos têm características únicas, têm sentidos que permitem interagir com o mundo exterior.  Durante o percurso de vida, irão se deparar com múltiplos caminhos. Várias são as estradas que se abrirão diante de nós. E, quando não soubermos, por qual caminho optar,   não devemos nos precipitar na escolha. Devemos nos lembrar que uma árvore com muita ramagem, mas, com curtas raízes é, facilmente, derrubada na primeira rajada de vento.

Sem comentários:

Enviar um comentário