sábado, 7 de dezembro de 2013

Partiu um homem bom!


Partiu um homem bom! A derradeira caminhada ocorreu a 5 de Dezembro de 2013, aos 95 anos. A noticia foi dada ao mundo pelo  atual Presidente da África do Sul, Jacob Zuma: "A nossa nação perdeu o seu melhor filho. O nosso povo perdeu o seu pai". Milhões de pessoas juntarão as  vozes e em uníssono dirão que  perdemos o exemplo vivo de dignidade, de tolerância, capacidade de perdoar, liderar e virar o rumo histórico do seu país. Esteve 27 anos em cativeiro, vítima de um hediondo regime de apartheid. A segregação racial vigorou na África do Sul desde 1948 a 1994 legitimada pelos sucessivos governos onde a maioria negra foi descriminada por uma minoria branca. O apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna. Nelson Mandela foi o exemplo da grandeza humana e quando eleito como o 1º Presidente negro da África do Sul empenhou-se na reconciliação nacional. Nelson Mandela amainou os ventos carregados de ódio e cultivou a Paz entre os sul-africanos. Defendeu que brancos e negros eram filhos da mesma nação. A Humanidade tem que volver milénios na sua História para encontrar outro Homem da mesma grandeza, Jesus Cristo. Sim, Nelson Mandela, poder-se-á comparar a Jesus Cristo! Sorte daqueles que lhe foram contemporâneos, congratulando-me por ter vivido neste tempo e expressar com  palavras humildes  a minha enorme admiração pelo seu exemplo de vida. Comovo-me com a sua partida. O Céu espera o Seu regresso. Nos anais da História da Humanidade perdurará o legado de Nelson Mandela. Descansa em Paz Madiba. 1


1 Madiba é o nome do clã Thembu a que Mandela pertence. Foi também o nome de um chefe Thembu no século XIX. Chamar Madiba a Mandela é sinal de carinho e respeito.

Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário