sábado, 1 de junho de 2013

O melhor do mundo são as crianças!


Se me tivessem dado a escolher, eu teria ficado na infância para sempre! Ponto final parágrafo! Teria como amigo de brincadeira, o Peter Pan e juntos percorreríamos a Terra do Nunca, de lés a lés sem nunca nos cansarmos. Ao escrever isto, tenho, obrigatoriamente, que esboçar um sorriso de orelha a orelha. Instantaneamente, recuo ao mundo mágico da infância, onde as ideias se atrapalhavam umas nas outras. Em criança quando ligava o botão da imaginação, as ideias, surgiam-me em catadupa, tão, repentinamente, que acho, que algumas delas, se chegavam a atropelar, ao ponto de caírem ao chão, para logo se levantarem e, voltarem de novo a correr pelo meu pensamento. Na realidade, ainda, hoje, depois de mais de quatro décadas de existência, continuo a pensar, assim, a imaginar coisas, a cultivar as imagens felizes da infância. Agora, acho que já consigo refrear um pouco melhor a imaginação. Calculo para tamanho feito, devo atribuir, um número de sequência e, obrigar as ideias, a respeitarem o seu lugar na fila muito ordenadamente… volto a sorrir, acho delicioso este pensamento! Imaginem as ideias umas atrás das outras, para mais adiante, eu num guichet imaginário, as escutar atentamente, o que têm para me dizer… novo sorriso… Grande parte da minha positividade e da boa disposição em idade adulta, tem raízes profundas no período, mais feliz da minha vida, a infância! Sem sombra de qualquer dúvida, que o melhor do mundo são as crianças! Enquanto adulta, preservo com todo o carinho, a criança que há em mim. Eu, criança, era uma verdadeira traquina, sempre de um lado para o outro, a procurar descobrir as belezas do mundo, que pareciam não acabar. Muitos dos princípios e valores que utilizamos na idade adulta, são consubstanciados, nesta fase da vida. Quando as crianças protegem a natureza, quando se preocupam com os velhos, com aqueles, que sofrem, estão a ser sinceras. Nesta etapa da vida, a malicia, não faz parte, das artimanhas que se adquire com a idade. Não há nada mais puro e  belo como sorriso de uma criança. O sorriso das crianças assemelha-se ao brilho do sol, corresponde à alegria de quem é feliz e, tem a vida toda pela frente... Então, isto de viver bem connosco e com os outros pode ser mais fácil, do que pensamos, possivelmente, o segredo para Felicidade, basta não deixar "morrer" a criança, que reside dentro de nós! 

Sem comentários:

Enviar um comentário